segunda-feira, 13 de junho de 2016

Quando foi escrito o Apocalipse (Revelação)?

De todos os livros da bíblia, o Apocalipse talvez seja o mais intrigante ou mais temido por muitos. Os leitores deste livro por não entenderem do que se trata ficam com medo das coisas escritas nele e muitas vezes são levados a ter as mais diversas interpretações bíblicas que mais são demonstrações da criatividade humana do que o entendimento divino sobre este.

Antes de mais nada, para podermos entender o livro do Apocalipse (ou Revelação como trazem alguma bíblias) precisamos definir quando foi esta escrita.

Encontramos três possíveis datas para a sua escritura:
  1. Depois de 70dC - Mais especificamente em 96dC
  2. Antes e depois de 70dC - Parte antes e parte depois do ano 70dC
  3. Antes de 70dC
Qual dessas datas você conhece?
Nas maiorias das bíblias que circulam hoje encontrei as afirmações 1 e 2 (De que o Apocalipse foi escrito depois de 70dC ou de parte antes de 70dC e parte depois de 70dC).

Mas afirmo que a data certa de sua escritura é a opção 3 (Antes de 70dC).

Veja o que traz alguns escritores da primitiva congregação Cristã.


Clemente (150-215)
"Para o ensino de nosso Senhor na Sua vinda, começando com Augusto e Tibério, foi concluída no meio dos tempos de Tibério. E a dos apóstolos, abraçando o ministério de Paulo, final com o Nero." (Miscellanies 7:17.)

Notem que Clemente diz que os escritos dos apóstolos finalizaram-se com Nero sendo os últimos a serem escritos os de Paulo. "E a dos apóstolos, abraçando o ministério de Paulo, final com o Nero."


Canon Muratoriano (AD 170)
"O bem-aventurado Apóstolo Paulo, seguindo a regra de seu antecessor, João, escreve a não mais do que sete igrejas pelo nome."


No Canon Muratoriano, muito utilizado com sua lista de livros para compor a lista de livros bíblicos para a bíblia atual, confirma a afirmação de Clemente dizendo que Paulo seguiu a regra do seu antecessor João, ou seja, que Paulo escreveu suas cartas a 7 congregações assim como João antes dele escreveu.



Epifânio de Salamis (315-403)
"[João], que profetizou no tempo de Cláudio [Nero] ... a palavra profética de acordo com o Apocalipse sendo divulgados." (Epifânio, Panarion / Heresias 51:12,33)


Epifânio deixa claro que as profecias de João (Apocalipse) foram escritas no tempo de Nero e divulgado.



PROVAS MAIS RECENTES


Siríaco Vulgata Bíblia (século VI)
"O Apocalipse de São João, escrito em Patmos, para onde João foi enviado por Nero César". (Abertura de título para o livro do Apocalipse)

A Vulgata, tradução muito usada como base para outras traduções bíblicas, afirma também que o Apocalipse foi escrito na época de Nero.


Arethas (século VI)
"Arethas no século VI, aplica-se o sexto selo para a destruição de Jerusalém (70 dC), acrescentando que o Apocalipse foi escrito antes daquele evento" (De Robert Jamieson, AR Fausset e David Brown comentário crítico e notas explicativas sobre a Bíblia inteira , 1871)
(Em Apocalipse 6:12) "Alguns se referem a isso o cerco de Jerusalém por Vespasiano."
(Em Apocalipse 7:1) "Aqui, então, foram manifestamente demonstrado que o evangelista que as coisas estavam a acontecer os judeus em sua guerra contra os romanos, na forma de vingar os sofrimentos infligidos a Cristo."
(Em Apocalipse 07:04) "Quando o evangelista recebeu estes oráculos, a destruição em que os judeus estavam envolvidos ainda não foi infligido pelos romanos."

Arethas aplica vários textos do Apocalipse a ocorridos na destruição de Jerusalem.

Papias (século I)
"Por causa de uma declaração de Papias, um pai da igreja primitiva, que o apóstolo João foi martirizado antes de 70 dC, a autoria joanina tem sido questionada." (John F. Walvoord, na Data do Apocalipse -. Comentário do Conhecimento Bíblico, p 925)
"Um fragmento é, no entanto, atribuída a Papias, que afirma que" o teólogo John e James, seu irmão foram mortos pelos judeus ". (Chapman, John. St. Papias. A Enciclopédia Católica, Volume XI [Edição On-line 2002]. Retirado 29 de novembro de 2002 a partir de http://www.newadvent.org/cathen/11457c.htm)




EXAMINANDO A APARENTE DATA 96dC (Domiciano)

Todos crença na data final repousa sobre uma statment enigmática de Irineu, bispo de Lyon (130-200AD), que escreveu o seu "Contra as Heresias" por volta do ano 174. Todos aqueles que se apegam à data tardia fazê-lo devido a esta frase incerto por Irineu, e é altamente controversa, como o que Irineu disse. Apologista H. Daniel Denham observa que o testemunho de Irineu é considerado o bastião da evidência a data final para, e passa a admitir alguns problemas com este "bastião da prova." Em primeiro lugar, a língua grega de Irineu pode ser entendida para se referir não ao Apocalipse, mas a João que está sendo visto em Patmos. Em segundo lugar, ele observa que é possível que Irineu foi mal interpretado. Scholar Robert Young declarou que o nome Domitianou, referindo-se, na verdade, a Nero, foi confundido por escritores posteriores de Domiciano. Citação de Irineu está listado abaixo, com alguns comentários de estudiosos respeitados:

Citação Solitário Irineu (usado como base para Late Date Theory)
"Nós não será, no entanto, incorrer no risco de pronunciar positivamente quanto ao nome do Anticristo;. Pois se fosse necessário que seu nome deve ser claramente revelado neste momento, teria sido anunciado por aquele que viu a revelação para ("ele" [João?] ou 'ele' [Apocalipse?]) foi vista ... no final do reinado de Domiciano. " (Irineu, Contra as Heresias 05:30:03)
Robert Young (final de 1800)
"Ele foi escrito em Patmos sobre AD68, para onde João havia sido banido por Domício Nero, como indicado no título da versão siríaca do Livro, e com isso concorda a declaração expressa de Irineu (AD175), que diz que aconteceu no reinado de Domitianou, ie., Domício (Nero). Sulpício Severo, Orosius, & c., estupidamente confundindo Domitianou para Domitianikos, suposto Irineu para se referir a Domiciano, AD 95, ea maioria dos escritores sucedendo caíram no mesmo erro. O testemunho interno é totalmente a favor da data anterior. " .. (Comentários Concise críticas sobre a Bíblia Sagrada, por Robert Young Publicado por Pickering e Inglis, Londres e Glasgow, (sem data), página 179 da seção "Nova Aliança" Veja também: Concise Critical Bíblia Commmentary de Young, Baker Book House , março de 1977, ISBN:. 0-8010-9914-5, pg 178)

H. Daniel Denham (1979)
"O testemunho de Irineu é considerado o bastião da evidência para o Late Date ... A obscuridade do testemunho, como ele chegou até nós, deve ser considerado como fraco e inconclusiva para exigir o Late Date". (Data do livro do Apocalipse; H. Daniel Denham, Part 1, 1979)

Steve Gregg
"Uma vez que o texto é reconhecidamente" incerta "em muitos lugares, ea citação em questão é conhecido apenas a partir de uma tradução latina do original, não deve colocar muito alto um grau de certeza sobre a nossa leitura preferida da declaração de Irineu."(Apocalipse:. Four Views, p 18)
"No início da passagem, Irineu se refere a" todas as cópias antigas ... "do Apocalipse. Isto pressupõe que que o livro tinha sido em torno de um bom tempo antes que esta declaração foi escrita." Se houvesse cópias antigas, "não era o original mais antiga ainda? No entanto, na avaliação de Irineu, não foi considerado o tempo do reinado de Domition ter sido história muito antiga, pois ele fala dela como "quase em nossos dias." Como poderia Irineu falar de cópias antigas "de uma obra cujo original foi escrito "quase" em seu próprio tempo? "(Apocalipse: Four Views, p.18)
FW Farrar (1831-1904) 

No Pais da Igreja Primitiva que rejeitaram abertamente testemunho de Irineu
"O Alogi no final do segundo século rejeitaram [Apocalipse] por razões internas, e seu julgamento não é importante. Gaius (circ. 200) parece atribuí-la a Cerinthus. Dionísio de Alexandria (AD 247) estava inclinado , em razão do estilo, para atribuí-lo a algum outro John, mas fala dele com reverência. Eusébio oscila sobre ele, colocando-o entre os livros espúrios em uma passagem, e entre os livros reconhecidos em outro. Cirilo de Jerusalém (386 ) deliberadamente exclui-lo da Canon. Concílio de Laodicéia (381 dC) omite-lo. Amphilochius, em seu batente. anúncio Selecus, diz que 'a maioria' considerá-la como falsa. Junilius, mesmo na sexta, diz que entre os membros da Igreja do Oriente era visto com grande desconfiança. Teodoro de Mopsuéstia (429) nunca cita ele. Teodoreto (457) alude a muito ligeiro. Ele não é encontrado no Peshito. A Igreja nestoriana rejeitou. Ele não é mencionado no século VI por Cosmas Indicopleustes. Nicéforo (século IX), em sua Cronografia omite isso. Mesmo no século XIV Nicéforo Calisto, enquanto que aceitá-lo, pensa que é necessário mencionar que alguns detidos que seja o trabalho de 'João, o Presbítero ", considerado como uma pessoa diferente de' João, o apóstolo. "(FW Farrar, O Apocalipse)

"... A autoridade de Irineu não foi considerado decisivo, mesmo que o seu significado ser indiscutível. Tertuliano coloca o banimento de Patmos imediatamente após a libertação do caldeirão de óleo fervente, e Jerome diz que isto ocorreu no reinado de Nero . Epifânio diz que São João foi banido no reinado de Cláudio, e os primeiros comentaristas apocalíptico, assim como o siríaco e Teofilato, todo lugar a escrita do Apocalipse, no reinado de Nero. A estes devem ser adicionados o autor de "vida da Timóteo," dos quais extratos são preservados por Fócio. Clemens de Alexandria e Orígenes apenas dizer que "João foi banido pelo tirano", e isso nos lábios cristãos pode significar Nero muito mais naturalmente do que Domiciano. Além disso, se aceitar tradição errônea de inferência a partir das expressões ambíguas de Irineu, que são desembarcados em dificuldades insuperáveis. Pelo tempo que Domiciano morreu, St. John foi, de acordo com todos os testemunhos, tão antiga e tão fraco que, mesmo se não havia outros obstáculos A propósito, é impossível conceber-lo como escrever as páginas de fogo do Apocalipse. Irineu pode ter sido mal interpretado, mas mesmo se não, ele poderia ter feito um "pedaço de memória ', e confundido com Domiciano Nero. ... Não podemos aceitar uma expressão dúbia do Bispo de Lyons como adequada para anular um peso esmagador da evidência, tanto externa como interna, em prova do fato de que o Apocalipse foi escrito, o mais tardar, logo após a morte de Nero. "(FW Farrar, O Apocalipse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário